Foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira, 08, o texto da Reforma Tributária dos impostos sobre o consumo. Apesar disso, o texto ainda passará por uma análise na casa iniciadora (Casa Legislativa onde se inicia a tramitação de uma proposição passível de revisão pela outra).  

Com isso, sendo aprovado pelas duas casas Legislativas, é esperado que ela traga mais facilidade ao sistema tributário, pois, pode corrigir distorções e reduzir o volume provocado pelo sistema de resoluções jurídicas e administrativas. 

Sobretudo, entre as mudanças da Reforma Tributária, encontra-se a criação do IVA dual (Imposto sobre Valor Adicionado), este será composto por dois tributos: 

Dessa forma, o IVA dual terá uma alíquota padrão, uma diferenciada e outra zerada. A alíquota diferenciada pode ter redução de 60% em comparação a primeira.  

Entre os itens dessa redução (60%), encontram-se: 

Já os itens com previsão de isenção, porém, a serem definidos por Lei Complementar: 

Faça uma análise tributária

Outros produtos que podem ter a isenção, conforme o texto da Reforma Tributária: 

A votação contou com um total de 77 votos, sendo 53 votos favoráveis. O texto ainda permite outras alterações. Do mesmo modo que foi aprovado pelo Senado, o Governo agora acredita finalizar a análise da PEC ainda este ano de 2023, pois, pretendem finalizar os debates que ocorrem por anos.

Fonte: InfoMoney 

Siga-nos: @ttax_tributaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *